sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS - ICE PENIEL/ 2013




VIDA CRISTÃ



Tema: A barreira da rejeição, desafio trabalhado e superado na vida de um homem
    Texto Básico: Jz. 11:1-11
Pr. Sebastião de Souza

            Conta-se que um homem se candidatou a um cargo político em sua cidade. Durante a campanha eleitoral, fez de tudo para conquistar os eleitores. Vale ressaltar que sua família sendo numerosa e associada a um número expressivo de amigos eleitores de confiança, qual não foi a surpresa após a apuração dos votos: ele recebeu 1 (um único) voto. Nenhum irmão ou parente votou nele, nem a esposa, muito menos os demais amigos de confiança, ficando evidente portanto, que o único voto foi o do próprio candidato. Que triste situação, foi rejeitado por todos!
            Semelhantemente, a passagem bíblica de hoje nos mostra Jefté, um homem corajoso que em terra estrangeira chefiou um grupo de foragidos e levianos. Ele foi rejeitado por seus irmãos paternos, devido ao fato de ser filho ilegítimo, bem como por sua mãe ser uma prostituta. No entanto, mesmo rejeitado, Jefté acabou sendo chamado para ser líder do seu povo Israel em tempo de crise. Assim, ele derrotou completamente os inimigos amonitas, feriu os efraimitas e julgou a Israel por seis anos, sendo incluído na galeria dos heróis da fé como citado em Hebreus 11:32.
            Diante de tudo isto fica evidente que:
1. Jefté confiava no Senhor Deus que cumpria as promessas penalizando os inimigos do seu povo vv. 9-11; Is. 54:15-17.

2. Jefté procurava resolver os conflitos diplomaticamente com aqueles que foram um obstáculo na vida de Israel, o seu povo vv. 12,13.

3. Jefté agia com prudência e sabedoria nos momentos difíceis de sua vida vv. 14-21.

Conclusão
            Jefté provou ser um homem de caráter irrepreensível e de ação, apesar de ter sido rejeitado por todos. Sabemos que o próprio Senhor Jesus foi rejeitado (Is. 53:1-3; Lc. 23:1-5, 11). Permita que Deus mude a sua vida. O seu passado não é obstáculo para que Cristo a transforme. Faça como Jefté, aproveite a oportunidade dada por Deus como ora se vê, e supere a barreira da rejeição.