Mensagens



REFLEXÃO BÍBLICA

Tema: Realidades novas na vida do seguidor de Cristo
   Texto Básico: Cl. 1:1-8                                 Pr. Sebastião de Souza

PARA MEMORIZAR

“Chegando-vos para ele, como pedras que vivem, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (I Pe. 2:4,5)

1. UMA FÉ VIVA – “Vossa fé em Cristo Jesus” v.4
a) Os colossenses haviam substituído o paganismo corrente pela confiança no Único Jesus ressuscitado. (I Co. 15:1-4, 12-14)
b) Semelhantemente, os tessalonicensses foram convertidos da vida de idolatria para uma nova vida em Cristo. (At. 17:1-4; I Ts. 1:1,9)
c) Os efésios mudaram de atitudes ao renunciar a prática do pecado e confessarem a Cristo como Senhor de suas vidas. (At. 19:17-20)
d) Verdade Prática: Somos chamados para mudanças bem definidas em nossa vida (II Co. 5:17; Ef. 4:17-30)

2. UM AMOR VIVO “[...] ouvimos do amor que tendes para com todos os santos”. v. 4
a) Fomos salvos para servir (Jo. 13:12-15; Mc. 10:45). Portanto, devemos levar “as cargas uns dos outros”, para que “a lei de Cristo”, seja plenamente cumprida (Gl. 6:2) como nos ordena o Senhor Jesus em Mateus 22:34-40.
b) Nossa vida egoísta deve ser transformada em interesse pelos outros, sustentados pelo Espírito Santo (II Co. 8:1-9; Cl. 1:8)

3. UMA ESPERANÇA VIVA “[...] a esperança que vos está preservada nos céus [...]” v.5
a) Nossa esperança é fundamentada na ressurreição de Cristo. (I Pe. 1:3; Rm. 6:4,5)
b) A esperança é âncora segura para nossas almas” (Tt. 2:11-13) e, portanto, não devemos ser “[...] como os demais, que não têm esperança” (I Ts. 4:13).
c) Deixamos a filosofia do desespero e, nos apegamos à confiança no Rei dos Céus, o Senhor Jesus Cristo. (II Tm. 1:12)


Tema: Mãos estendidas
   Texto Básico: Mc. 14:3-9

Pr. Sebastião de Souza

            Conta-se que uma senhora estando no restaurante de um shopping, na hora do almoço enquanto um cliente colocava na lixeira o resto da refeição, aquela mulher estendeu suas mãos e então perguntou: “O senhor tem sobra?” O homem prontamente com um pouco de salada que ficara em seu prato, doou à pedinte, ela por sua vez recebeu com alegria, sentou-se junto à mesa e começou a comer.
            À certa distância, aquele homem observava a pobre senhora saboreando contente um pequeno resto de comida.
            Esse episódio em pleno século XXI, apenas um citado entre milhares no cotidiano da humanidade carente em todos os aspectos, revela um paralelismo com o fato narrado pelo evangelista Marcos ao presenciar num contexto diferente a atitude de uma outra mulher ao estender suas mãos no servir a Jesus, isto implica pelo menos em três atos de Maria, revestidos de fortes lições assim alistados.

1. CORAGEM, ao usar suas mãos na condução de um vaso de alabastro contendo um preciosismo perfume v.3a.
Verdades Práticas:
a) O discípulo de Cristo precisa se dispor no dia-a-dia para servir ao Senhor, pois, para isto fomos chamados. Exemplos neste sentido: Dorcas (At. 9:36-39); Paulo (At. 20:33,34) e Epafrodito (Fp. 2:22).
b) Devemos usar nossas mãos como instrumento no manuseio fiel da Palavra de Deus ao conduzir pecadores a confessar a Cristo como Salvador (Rm. 10:14,15; Pv. 11:30), bem como no discipular novos na fé (At. 18:24-28; II Tm. 2:15; I Pe. 3:15).

2. CONTRIÇÃO, ao quebrar o vaso de alabastro, símbolo de uma vida quebrantada v.3b.
Verdade Prática: É necessário agir como Zaqueu que renunciou o estilo de vida pecaminoso, e, entregou sua vida ao senhorio de Cristo (Lc. 19:1-10).

3. CONFIANÇA, ao reconhecer a dignidade de Jesus como Salvador e Senhor absoluto de sua vida, derramando o bálsamo sobre Ele v.3a.
Verdade Prática:
O discípulo de Cristo, deve ter um viver de constante renúncia aos paradigmas do presente século (Mt. 16:24; I Pe. 1:13-16; Rm. 12:1,2)
___________________________________________________________________________________________


Texto: Romanos 12. 1-2
Assunto: Vida transformada
Tema: Inconformados
Tese: O crente fiel é inconformado com este século e vive uma vida transformada.
Interrogação Sermonica: Por que o crente deve ser inconformado?
Palavra chave: Razões

Introdução
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

                Estamos adotando a teoria filosófica de Einstein quando diz: “que tudo é relativo”. Então estamos relativizando tudo, inclusive a nossa fé. O nosso testemunho parece que pra muitos deixou de ser importante para ser relativo, se assim não for, nos tornamos preconceituosos porque não toleramos a pratica do pecado, a onda do é normal e tem nada haver. Isto me preocupou, porque conclui que o que precisamos primeiramente é viver, atentai bem, viver, uma vida transformada. Porque só assim seremos realmente inconformados com este século, e inconformados é algo que devemos sentir e ser, agora por que devemos como crentes em Jesus sermos inconformados?

1 – Porque Jesus foi inconformado (Atos)
1.1   - Inconformado com o povo sem direção (Mateus 9.36)
Jesus olhava para o povo e sentia compaixão, porque não tinham direção, estavam perdidas e esta não era a vontade dele, Ele estava inconformado com aquela situação.

1.2   - Inconformado com a religião hipócrita (Mateus 23.23...)
Os fariseus e outros grupos religiosos não atentaram para vinda do Messias e continuavam com praticas antigas, que na verdade era apenas uma capa para esconder seus próprios Erros.
Mais tarde vemos prosélitos do judaísmo querendo infiltrar as praticas dos judaísmo dentro do cristianismo como regra para serem salvos, eram os judaizantes, esses foram fortemente combatidos pelo apostolo Paulo (Gálatas 5.1-4). Em Atos dos apóstolos capitulo 15, vemos ali como os apóstolos trataram esta questão.
Amados, quantas igrejas estão trazendo praticas que não são da aprovação de Deus, mas o que mais me preocupa é também, a forma como temos aceitado as praticas não judaicas, mas mundanas em nosso meio. Assim como Jesus não aceitou e seguindo o seu exemplo os apóstolos e principalmente Paulo, não podemos admitir que certas praticas se tornem normais em nosso meio.

1.3 - Inconformado com a centralização do evangelho (Atos 1.8/8.1/11.19)
Deus instrumentalizou a igreja não para ficar parada em Jerusalém, mas para se expandir por todo mundo, por isso Ele permitiu que a igreja fosse perseguida para que o evangelho se espalhasse por toda parte.
Aqui a essência da razão da morte e ressurreição de Cristo. A expansão do evangelho, o Senhor permitiu uma grande perseguição para que a sua vontade fosse cumprida, muitos dos que se espalharam iam pregando o evangelho por onde passaram, nasce a igreja em Antioquia, o evangelho é pregado ao gentio e a mão do Senhor estava longe deles? Claro que não, a mão do Senhor estava com eles. O Senhor não podia se conformar com uma igreja em Jerusalém, mas a igreja do Senhor teria ou tem que se espalhar por toda parte e se fazer conhecida a todos os homens.
Será que o Senhor esta satisfeito com a igreja de hoje? Será que já avançamos o suficiente? Creio que não, e digo que se desenha hoje uma grande perseguição principalmente em nosso pais, para que o seu povo se desperte.
Aplicação: O Senhor não se conformou com o erro, com este século, os apóstolo, Paulo não se conformou. Nós iremos nos conformar? Vamos seguir este exemplo e não nos conformar com este século.

2 – Porque é evidência de uma vida transformada
2.1 - O homem com a vida transformada tem atitudes diferentes (Atos 9 – Saulo)
Saulo teve sua vida transformada, e sua atitude de reconhecimento foi tornar-se no maior pregador do evangelho, principalmente entre os gentios. (Gálatas 1.13)

2.2 - O homem com a vida transformada não serve de escândalos (Lucas 17. 1-2)
Vemos a reprovação de Deus para os que servem de escândalos, é melhor morrer...
“Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar.”

2.3 - O homem com a vida transformada é inconformado com este século (v.2)
Devemos tomar atitudes radicais (Mateus 18.8) não aceitar o pecado, cortar permanentemente de sua vida.
Não que venhamos cortar a nossa mão literalmente, não foi isto que Jesus disse aos discípulos, mas que as nossas atitudes em relação ao pecado, deve ser radical tem que ser assim. É virar as costa pra ele, ou seja, se teu amigo esta te levando a pecar, ou amiga, corta o teu relacionamento, não que você venha acabar com a sua amizade, mas apague o numero de seu celular, retira ele do seu Facebook, apaga do teu MSN. Liberte-se, fuja deste mal. Isto que devemos fazer.
Aplicação: As pessoas devem olhar pra nós e perceber ou até mesmo dizer: “Ali esta um homem ou uma mulher de Deus”. Não dizer, crente como aquele, eu prefiro o mundo. Queridos a maior prova e evidencia de uma vida verdadeiramente transformada é nosso testemunho, as nossas atitudes. Seja um exemplo a partir de hoje.

3 – Porque só assim provaremos da boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3.1 - Os inconformados provam da vontade de Deus que é boa (1.16)
                Porque é poder para salvação de todo que o crer...

3.2 - Os inconformados provam da vontade de Deus que é agradável (Salmo 46.1)
                Porque conforta nossas vidas e nos da o alento que precisamos

3.3 - Os inconformados provam da vontade de Deus que é Perfeita (Salmo 19.7)
                Porque não falha, é completa e transcende nosso entendimento. Aqui a palavra de Deus expressa a sua vontade perfeita, que é incalculavelmente maior do que qualquer coisa. Ela restaura a alma, vivifica o nosso espírito, nos enche com o seu poder, nos da sabedoria e alegra sobremaneira o nosso coração.
                Aplicação: Os inconformados com este mundo, provam dos privilégios de viver dos benefícios de Deus aqui na terra, e você esta provando destes benefícios? Se não, esta é a oportunidade que o Senhor esta lhe dando.

Conclusão
                Assisti um filme, o fazendeiro e Deus, baseado em fatos reais, e o que me chamou a atenção, foi que depois que ele entendeu a palavra de Deus, teve sua vida transformada e isso era notório, a sua vontade era de compartilhar aos outros sobre o Deus que ele conheceu, e apesar de muitos quererem desanimarem sobre os projetos de Deus em sua vida, ele insistiu e venceu, muitos viram o poder de Deus através de sua vida.
                E nós? Seremos crentes medíocres, ou vamos sair daqui dispostos a viver uma vida transformada? Precisamos sair daqui inconformados com o que esta acontecendo hoje ai fora, com tudo que não presta, precisamos viver Cristo em nossas vidas.

Deus seja louvado!

*Cleber Campos

____________________________________________________________________
*Cleber Campos (30) é servo do SENHOR JESUS CRISTO, casado com Rivalda Campos e Pai de Layna Rebeca e Deborah Campos, é o Vice-Presidente da 2ª Igreja Cristã Evangélica de Teresina, atua como pastor de jovens na congregação ICE Peniel, plantador de igrejas. Tem atuado na evangelização do povo sertanejo pelo PROAV e através do blog Missionário Sertanejo, é formado no CBT (Curso Básico de Teologia) e cursa o Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista de Teresina. Recentemente eleito presidente do DRJ NE, Departamento Regional de Jovens da Região Nordeste. AICEB.

Um comentário:

  1. Adoro as reflexões biblicas desta igreja.Quero um dia poder visita-los.

    ResponderExcluir