quarta-feira, 10 de julho de 2013

REFLEXÃO BÍBLICA



Tema: “Exercita-te pessoalmente na piedade”
    Texto Básico: I Tm. 4:7,8

Pr. Sebastião de Souza (Adaptado)

            O contexto que vivemos no mundo pós-moderno, tem se dado muito valor à forma física, isto em virtude da crescente busca por um corpo esbelto. Malhar é a palavra da moda. Reconhecemos que é salutar procurar manter boa saúde e forma física. Uma boa alimentação e os exercícios físicos ajudam-nos a prevenir doenças.
            Contudo, nossa vida não se resume apenas à matéria: com o tempo, o declínio físico virá e, como ninguém esta imune a enfermidade, um dia alguma delas nos alcançará e o que veio do pó ao pó retornará (Ec. 12:7). Às vezes esse desenlace ocorre até de forma inesperada no auge de nosso vigor físico.
            O que desejamos enfatizar é que, tal como malhamos para manter o corpo sadio e esbelto, também devemos cuidar da alma. Enquanto as pessoas se colocam diante de um espelho para analisar seu aspecto físico, Deus olha para o interior delas. É isso que vai contar no encontro com Ele. Almas não alimentadas de forma devida acabam contaminadas com o ódio, idolatria, egoísmo, corrupção, infidelidade, mentira, incredulidade, prostituição, libertinagem, falsidade e tantos males que as levam a uma situação espiritual mórbida, comprometendo-as seriamente seu viver com o próximo e o Deus Eterno que nos criou.
            Exercite sua alma também. A palavra de Deus, a Bíblia, está repleta de recomendações para que o crente em Cristo tenha uma vida cristã sadia. Portanto:
1. Exercite em qualquer circunstância a fé (plena confiança no Deus Criador) (II Co. 13:5) e a compaixão (Gl. 6:2; Rm. 12:9-21).
2. Exercite-se através da oração, uma comunhão íntima com Deus (Mt. 25:41; Ef. 6:18). Saiba que não existe um tempo impróprio para oração;
3. Exercite-se também através do meditar constante da palavra de Deus (Sl. 1:1-6; 119:9-11; Jo. 5:39; I Pe. 2:1-3) porque (Tg. 1:22-24).
4. Exercite-se na vida de temor e obediência a Deus (Cl. 2:12-15; Hb. 12:28,29).


Nenhum comentário:

Postar um comentário