segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DINÂMICA SEMANAL

Domingo

9:00 – Escola Bíblica Dominical (Mocambinho e Centro)

18:30 - Culto de Adoração e Pregação (Centro)

19:00 – Culto de Adoração e Pregação (Mocambinho)

Quinta-feira

19:30 – Culto de Oração e Doutrinamento Bíblico (Mocambinho - nos lares e Centro)

Sábado

Encontro Jovem às 19:00h no Centro.

O QUE SOMOS






Somos CRISTÃOS de confissão protestante EVANGÉLICA, com vínculo histórico na AICEB cuja Denominação tem suas raízes no trabalho abnegado do servo de Deus, João Batista Pinheiro, desde 1893 seguido dos missionários independentes vindos da Inglaterra, Austrália e EUA, chegados ao Brasil no começo do século XX, e instalados em Barra do Corda/MA, como citados pelo Pr. Abdoral Fernandes da Silva em seu livro Nossas Raízes. Quanto ao rito somos tradicionais, não temos a pretensão de ser igreja eletrônica, nem “moderna” entretanto, não nos identificamos como cristãos medievais ou fundamentalistas radicais. Somos CIDADÃOS, homens e mulheres conscientes dos nossos deveres para com a família, a sociedade e o país, os CRISTÃOS EVANGÉLICOS têm preocupações sociais com os seus semelhantes e contribuem de muitas maneiras para o resgate de vidas através da mensagem salvífica do Evangelho, bem como, na re-inserção de pessoas regeneradas e aptas para a vida na sociedade. Somos COERENTES, a nossa posição enquanto seguidores do Senhor Jesus Cristo não é de intolerância sistemática com nenhum credo, respeitamos a liberdade de culto e defendemos, sobretudo a liberdade de consciência para todos os homens. Repudiamos toda e qualquer atitude que tenha por fim coagir a quem quer que seja ao confessar crença ou religião contrárias à sua vontade e entendimento, entretanto, não abdicamos do direito de proclamar por todos os meios e instrumentos, e em todos os lugares a mensagem evangélica do Salvador e Senhor Jesus Cristo, seus ensinamentos para os dias atuais. Não “SOMOS” curandeiros, não fazemos fogueiras ou correntes milagrosas, não invocamos demônios para seções de exorcismo tão pouco descarregamos encostos, não vendemos soluções para nenhum dos males da humanidade, não prometemos sucesso ante os seus problemas amorosos e não temos como transformar o homem em empresário bem sucedido da noite para o dia. Não distribuímos óleos nem frutas santificadas com poderes miraculosos, não fabricamos e nem comercializamos nenhum tipo de amuleto para mudar a sua sorte. Não temos ouro nem prata nem dólares em nenhum paraíso fiscal. Temos entretanto, o nome de Jesus. Se você quiser conhecer e experimentar o seu poder pode nos procurar. IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA PENIEL

SOMOS ALIANCISTAS


O Campo Missionário Peniel é uma realidade do coração de Deus que está presente e avançando para outros pontos distintos na grande Teresina. Aqui estamos fincando alguns esteiospara que em tempo oportuno suportem os novos templos que abrigarão na unidade da fé e comunhão muitos CRISTÃOS EVANGÉLICOS comprometidos com a obra de Deus neste estado e porque não dizer no Brasil.
O nosso projeto se orienta dentro da perspectiva da formação de NÚCLEOS de expansão, grupos iniciais onde se desenvolvem ações missionárias, evangelismo, acompanhamento espiritual e social com fins de organização de novas igrejas.
Esforço solidário de muitos irmãos que tem se revezado entre a Igreja no Mocambinho (pátio do Colégio Des. Pedro Conde), grupo do Lourival Parente, núcleo Planalto Bela Vista, Vila Outeiro e Betim no Bairro Porto Alegre. Todos apoiando incondicionalmente o ministério do Pr. Sebastião de Souza que apesar do seu tempo parcial, em virtude da profissão como docente na ativa em escola pública, tem dado assistência aos membros e congregados da igreja fazendo visitas para promover o crescimento e maturidade espiritual desta que definitivamente fez opção por ser uma Igreja missionária. Como não temos templo, apesar de ser igreja, estamos desafiando outros irmãos: às senhoras, às moças, aos rapazes, que se juntem a nós sugerindo atividades, propondo iniciativas, eventos e tudo que venha incrementar osuprimento das necessidades que hora exigem soluções efetivas. O nomes abaixo são de cooperadores desta obra, pelos quais pedimos as suas orações.
Deus está levantando uma obra desafiadora entre nós e esta certeza nos dáa liberdade de convidá-lo a aparecer em nosso meio e a contribuir para o seucrescimento, esperamos a sua manifestação, faça contato icepeniel.blogspot.com


AÇÃO MISSIONÁRIA - O Pr. Cleber Campos foi convidado com tempo integral para servir na obra missionária Peniel (Pólos Mocambinho e Centro) a partir de agosto/2011, sob a supervisão pastoral do Pr. Sebastião de Souza. O irmão em referência com sua esposa Rivalda já estão atuando no campo missionário Peniel, trabalho este que será concentrado na mocidade aos sábados e ocasionalmente com lares de pessoas descrentes. O casal Cleber e Rivalda são úteis à visão missionária Peniel, hoje, como congregação da 2ª Igreja Cristã Evangélica em Teresina está decidido a avançar na ocupação de novos espaços nos muitos bairros de Teresina até que se torne juridicamente uma igreja organizada nos princípios da AICEB que tanto amamos em Cristo.

Pr. Edilson (Pastor Presidente) Pr. Sebastião

Ministério de louvor (Jovens Atuantes)
Pr. Sebastião de Souza


NOTE E ANOTE

● Ceia do Senhor - 1° Domingo do mês na sede, e, no último Domingo será celebrada no Núcleo alocado no Centro da Capital.

● Culto de louvor e adoração - aos Domingos 19:00h na sede, e no Centro às 18:00h.

● Escola Bíblica Dominical - 9:00h (Polos Mocambinho e Centro).

● Culto de Oração e Doutrinamento Bíblico - 19:30h (Polo Mocambinho) nas casas de irmãos, previamente indicados, e no mesmo horário (Polo Centro) respectivamente às quintas-feiras.

● Endereço do Núcleo no Centro da Capital (Campo Missionário Peniel) - Rua José dos Santos e Silva, N° 1140A - frente à antiga COHAB, hoje, ADH (entre as ruas Barroso e Simplício Mendes)

● Acesse o Blog deste Campo Missionário como segue: icepeniel.blogspot.com

MOTIVOS DE ORAÇÃO

● Pela fidelidade dos membros e congregados da Igreja no servir a Cristo.


● Pela visão missionária da AICEB.


● Pela aquisição de um local para a instalação definitiva da Igreja. Hoje 19/08/2011 temos o desafio de 03 locais no Pólo Mocambinho com o valor em média entre R$ 60.000,000 a R$ 100.000,00. Pedimos aos irmãos que orem expressando vossa solidariedade neste desafio missionário para que seja levado a efeito a compra do local no Pólo Mocambinho a curto prazo, em virtude da oscilação do preço de imóveis no dia a dia ser alta demais.


● Pela Escola Bíblica Dominical visando o crescimento de cada crente.


● Pelos jovens no sentido de haver maior empenho no alcance de outros para Cristo.


Pelos Núcleos do Projeto Peniel alocados no Mocambinho e Centro da Capital, a extensão missionária nos bairros Lourival Parente, Planalto Bela Vista, Vila Outeiro e Betim no Planalto Bela Vista.


●Pela implantação do 3° Pólo Missionário Peniel no Conj. Residencial Betim, zona sul da capital.


●POLO MOCAMBINHO: Pela compra de um imóvel para abrigar a Igreja; Famílias onde as esposas crentes e os esposos não; novos convertidos, EBD que está em franco andamento.


●POLO CENTRO: Oração pelos assistidos do projeto de evangelização no bairro Lourival Parente; pela restauração da Irmã Aparecida que está se recuperando do acidente de moto em São Luis-MA, ocorrido em setembro último. Semelhantemente pelo seu esposo Portela, filhos, enfim pela família Barreto e os demais que compõem as duas famílias da acidentada e seu esposo. O irmão Isaias que deverá submeter-se a uma nova cirurgia em breve. Irmão Elias e sua esposa Fátima que deverão se submeter a cirurgias. Pelos jovens Denise e Vagner - sua decisão ao Evangelho. De igual modo Roseno e Edna, Waldek e Elma, D. Maria Alexandrino, Josivan, D. Zefinha.

VIDA CRISTÃ

Texto Básico: Lc. 8:16-18

Parecia um vôo normal. O jato, autorizado pela torre de controle, decolou em Congonhas, capital paulista, como sempre. Logo, porém, a tragédia começou a se desenhar. Não conseguiu ganhar altura e em poucos minutos caiu com grande estrondo sobre um grupo de casas no bairro do Jabaquara. Houve morte e destruição!

Qual foi a causa do acidente? Entre os escombros do aparelho, foi localizada a “caixa-preta”, mecanismo que registra todos os procedimentos do vôo e as informações recebidas pelos tripulantes na cabine de comando. Pela sua análise descobriu-se a causa: uma falha técnica abriu a reversão de um dos motores e a queda do avião se tornou inevitável. Esse episódio na aviação nos ensina que todo ser humano possui sua “caixa-preta” na vida moral e espiritual, é o arquivo dos nossos atos e palavras, acertos e desacertos, pecados e omissões, gestos de grandeza e solidariedade, pensamentos e atitudes comprometedoras, proezas e triunfos, enfim, os diversos lances da vida. Esse arquivo é conhecido tanto de Deus quanto de cada um a quem diz respeito. Você tem sua caixa-preta. Um dia o seu arquivo será aberto, desvendado na presença divina. Alguém dirá: mas essa caixa preta é secreta, ninguém conhece o seu conteúdo. Secreta para o homem, mas clara e evidente para Deus (Hb. 4:13; Jo. 2:23-25; Rm. 2:16).

É verdade que a salvação eterna só temos pela fé em Cristo Jesus e nada mais. Mas nossa comunhão com Deus no dia-a-dia pode sofrer desgastes dependendo de como alimentamos nossa alma. Pecados ocultos e não confessados a Deus podem nos afastar da comunhão com o Senhor e nos levar a derrotas com possíveis conseqüências. Faça um exame hoje mesmo sobre o conteúdo de sua vida espiritual e verifique se há razões que podem levá-lo ao fracasso na quebra de sua comunhão com Deus. Se houver, arrependa-se, mude de conduta e estilo de vida pecaminoso (Rm. 6:6; I Jo. 1:7-9; Pv. 28:13), e receba o perdão de seus pecados.

ILUSTRAÇÃO PARA A ALMA

Texto Básico: Rm. 13:11-14

Uma neta de um casal de missionários é alérgica a muitos tipos de comida: Leite, queijo, ovos e sorvete estão entre os itens que ela deve evitar. Até mesmo uma pequena quantidade destes alimentos é prejudicial para a saúde dela.

Aquela moça não é a única que deve evitar certas coisas na vida. Embora as alergias dela estejam relacionadas ao seu bem-estar físico, isto nos ensina que, para cada um de nós, como cristãos, existem riscos dos quais devemos manter distância para preservar a saúde espiritual. As Escrituras Sagradas nos dão uma indicação clara sobre as nossas alergias espirituais.

1. Toda forma de mal (I Ts. 5:22). Deve fazer-nos refletir sobre as escolhas que fazemos, pois participar do que é visivelmente mal, não é bom para nossa vitalidade espiritual.

2. Disputa e discussões insensatas (II Tm. 2:23). Exigem o discernimento, pois alguns argumentos têm seus méritos na defesa da fé. Porém, há os que somente provocam divergências, aqueles para os quais não há respostas ou não estão alicerçados na verdade.

3. Imoralidade sexual (I Ts. 4:3). A Bíblia diz que é imoral qualquer atividade sexual, entre um homem e uma mulher, fora dos limites do casamento (Gn. 2:24; Hb. 13:4).

Para refletir: Estamos dispostos a nos esforçarmos para manter distância daquilo que nos causa alergia espiritual? Saiba que, para evitar o pecado, corte o mal pela raiz.

REFLEXÃO BÍBLICA

Tema: Gentilezas da vida diária

Texto Básico: Ec. 9:10

Pr. Sebastião de Souza

Introdução:

O que é uma pessoa gentil? Cite pelo menos um exemplo de alguém que foi gentil numa situação, e, como isto ocorreu. O ato de ser gentil requer pelo menos três atitudes em prol da pessoa necessitada. São elas:

1. INTUIÇÃO REVELADA NA VISÃO DO QUE PRECISA SER FEITO À PESSOA CARENTE (Lc. 10:33)

a) “passou-lhe perto” – não se distanciou, mas, aproximou-se;

b) “vendo-o” – um olhar voltado para a realidade alheia;

c) “compadeceu-se dele” – sentiu as dores da pessoa ferida. Não sejamos insensíveis às necessidades de nosso próximo.

2. INTERESSE REVELADO EM PREDICATIVOS QUE DETERMINAM O NOSSO AGIR BENEFICENTE (II Co. 8:1-12)

a) Prioridade no consagrar-se ao Senhor Jesus Cristo, para então exercer a beneficência v.5

b) Voluntariedade substanciada dentro de nossas posses v.3

c) Generosidade caracterizada pela alegria e perseverança diante dos desafios que nos cercam vv.1,2

3. IDENTIFICAÇÃO COM AS NECESSIDADES DOS OUTROS (Lc. 10:34,35)

a) “pensou-lhe os ferimentos” v.34a – diagnosticando cada lugar afetado;

b) “aplicando-lhes óleo e vinho” v.34b – a medicação correta e precisa, isto indica sabedoria no tratamento de cada situação detectada;

c) “colocando-o sobre o seu próprio animal” v.34c – renunciou o conforto que lhe era devido, preferindo expor seus pés fazendo o longo percurso nas fadigas da vida;

d) “levou-o para uma hospedaria e tratou dele” v.34d – persistência na restauração da pessoa, na esperança de que voltasse à sua vida normal;

e) “ao hospedeiro disse: cuida deste homem, e, se alguma cousa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar” v.35 – um investimento oportuno para que um outro continuasse a obra de restauração. O ato gentil do bom samaritano é uma evidência clara do dom espiritual de misericórdia (socorrer) (Rm. 12:8). Refere-se ao poder divino concedido ao crente para consolar e ajudar aos aflitos e necessitados, de tal maneira que os encoraje e fortaleça espiritualmente, um favor imerecido ao nosso próximo (Rm. 12:10,17-21). Características daqueles que têm o dom de misericórdia: capacidade de descobrir focos de necessidades ou carências na comunidade; prestando mais atenção nas necessidades das pessoas quer sejam materiais, espirituais ou emocionais. Desejo de ajudar por ajudar, sem esperar alguma forma de recompensa, lembrando que não são as obras que produzem a salvação, mas o salvo sente um impulso irresistível para as boas obras. (Ef. 2:10; I Pe. 4:10). E você, o que tem feito em prol de alguém necessitado? Portanto, preste atenção em situações em que pessoas dependem de atos de misericórdia (Tg. 2:14-17; At. 9:36-42; Mc. 9:41). Envolva-se principalmente em situações que outros cristãos deixam de lado.

Conclusão:

Diante do que foi abordado até aqui, sigamos a instrução do apóstolo Paulo quando diz: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gl. 6:2).

PRINCÍPIO DE LIDERANÇA

Os falsos líderes sempre estão cheios de novidades, usam argumentos bem subjetivos para justificar seu trabalho e colocam-se em posição de donos da verdade, passando a ditar o que é certo e errado. Desconsideram qualquer orientação que não concorde com a deles, e assumem posições de líderes espirituais incontestes.

Portanto, fiquemos atentos à este tipo de líderes como aconteceu com os cristãos da Galácia (Gl. 1:6-10) que se deixaram dominar por tais obreiros. Semelhantemente, essa postura foi revelada na pessoa de Diótrefes (III Jo. 9-12) que fez de tudo para proteger sua posição autoritária na igreja em benefício aos próprios interesses.

Este procedimento ardiloso é uma excrescência em alto grau e, não se coaduna com o perfil bíblico de liderança delineado pelo Espírito Santo através do apóstolo Pedro (I Pe. 5:1-4), razão porque não devemos engolir experiências subjetivas e opiniões particulares ditatoriais.

SOBRE PASTORES E LOBOS

Pastores e lobos têm algo em comum: ambos gostam de ovelhas, e vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos para saber quem é quem. Isso porque lobos desenvolveram uma astuta técnica de se disfarçar em ovelhas interessadas no cuidado de outras. Parecem ovelhas, mas são lobos.

No entanto, não é difícil distinguir entre pastores e lobos. Urge a cada um de nós exercitar o discernimento para descobrir quem é quem.

Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas;

  • Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhas chorar;
  • Pastores são ensináveis, lobos são donos da verdade;
  • Pastores vivem por suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas;
  • Pastores vão para o púlpito, lobos vão para o palco;
  • Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das ofertas;
  • Pastores alimentam as ovelhas com a doutrina do evangelho, lobos se alimentam das ovelhas;
  • Pastores usam as Escrituras Sagradas como texto, lobos usam as Escrituras Sagradas como pretexto, em benefício próprio;
  • Pastores se comprometem com o Projeto do Reino, lobos têm projetos pessoais;
  • Pastores pregam o Evangelho, lobos fazem propaganda do Evangelho;
  • Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.

Os lobos, os mercenários (agem em função do lucro), estão entre nós e é oportuno lembrar-nos do aviso de Jesus Cristo: “Guardai-vos dos falsos profetas que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são devoradores” (Mt. 7:5).


LUDOVICO, Osmar. Sobre Pastores e Lobos: Vida Cristã. Revista Enfoque, 54.ed. São Paulo: jan/2006.

CURIOSIDADES

VOCÊ SABIA QUE:

A cultura thai tem muita semelhança com o espiritismo. Nas residências, existe uma casa pequena, semelhante às que os macumbeiros têm no quintal de suas casas no Brasil, chamada “san pbrapbrum”. Antes mesmo de se construir a casa para morar ou fazer qualquer outra obra, os tailandeses precisam construir esta casinha, pois nela estará o espírito que cuidará para que os outros espíritos não entrem para incomodar os moradores. A maioria das pessoas acredita que os familiares que já morreram precisam de um lugar para ficar e por isso eles constroem estas casas.

Na data do aniversário de alguém que já morreu, a família oferece a comida e os objetos de que ele mais gostava. Por exemplo, se o falecido gostava de carros, a família compra um carro de plástico e oferta ao parente morto. Além dessas casas-altares que são construídas nos lares, em cada esquina se levanta um altar para adoração. O temor que os tailandeses sentem dos espíritos (pessoas que já morreram) pode ajudar na aceitação de Jesus Cristo como aquele que protege todos os que nele confiam (Sl. 46:1,2).

PESQUISA BÍBLICA

● Quem apresentou Davi trazendo a cabeça de Golias ao Rei Saul? Resp. I Sm. Caps. 10 a 19.

● Quem na Bíblia algemou o seu próprio irmão? Resp. Gn. Caps. 34 a 43.

HUMOR - DIVIRTA-SE


NA FEIRA




Numa feira, uma pessoa interessada em comprar queijo, perguntou ao vendedor:


_Quantas gramas tem esse queijo?


O vendedor, ironizando, responde:


_Nenhuma, ele é feito de leite.


SAIBA QUE


“A beleza da vida, está nas incertezas que o tempo nos revela" - Prof°. Sebastião de Souza

Para melhor compreensão leia Efésios 5:15,16


EBENÉZER



Uma revista para o lar cristão.



Compre – Leia – Utilize e Divulgue.