segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PRINCÍPIO DE LIDERANÇA

Os falsos líderes sempre estão cheios de novidades, usam argumentos bem subjetivos para justificar seu trabalho e colocam-se em posição de donos da verdade, passando a ditar o que é certo e errado. Desconsideram qualquer orientação que não concorde com a deles, e assumem posições de líderes espirituais incontestes.

Portanto, fiquemos atentos à este tipo de líderes como aconteceu com os cristãos da Galácia (Gl. 1:6-10) que se deixaram dominar por tais obreiros. Semelhantemente, essa postura foi revelada na pessoa de Diótrefes (III Jo. 9-12) que fez de tudo para proteger sua posição autoritária na igreja em benefício aos próprios interesses.

Este procedimento ardiloso é uma excrescência em alto grau e, não se coaduna com o perfil bíblico de liderança delineado pelo Espírito Santo através do apóstolo Pedro (I Pe. 5:1-4), razão porque não devemos engolir experiências subjetivas e opiniões particulares ditatoriais.

SOBRE PASTORES E LOBOS

Pastores e lobos têm algo em comum: ambos gostam de ovelhas, e vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos para saber quem é quem. Isso porque lobos desenvolveram uma astuta técnica de se disfarçar em ovelhas interessadas no cuidado de outras. Parecem ovelhas, mas são lobos.

No entanto, não é difícil distinguir entre pastores e lobos. Urge a cada um de nós exercitar o discernimento para descobrir quem é quem.

Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas;

  • Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhas chorar;
  • Pastores são ensináveis, lobos são donos da verdade;
  • Pastores vivem por suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas;
  • Pastores vão para o púlpito, lobos vão para o palco;
  • Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das ofertas;
  • Pastores alimentam as ovelhas com a doutrina do evangelho, lobos se alimentam das ovelhas;
  • Pastores usam as Escrituras Sagradas como texto, lobos usam as Escrituras Sagradas como pretexto, em benefício próprio;
  • Pastores se comprometem com o Projeto do Reino, lobos têm projetos pessoais;
  • Pastores pregam o Evangelho, lobos fazem propaganda do Evangelho;
  • Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.

Os lobos, os mercenários (agem em função do lucro), estão entre nós e é oportuno lembrar-nos do aviso de Jesus Cristo: “Guardai-vos dos falsos profetas que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são devoradores” (Mt. 7:5).


LUDOVICO, Osmar. Sobre Pastores e Lobos: Vida Cristã. Revista Enfoque, 54.ed. São Paulo: jan/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário